10 de outubro de 2014

A Magia dos Musicais



Olá gente! Meu segundo post no Pequena Leitora. Por mais que seja bizarro, eu sonhei dia desses que eu havia escrito aqui mesmo um post sobre musicais, então, por que não fazer isso?

Quem me conhece bem sabe o quanto eu sou apaixonada por musicais e a Broadway em si. O que me entristece é que muitas pessoas nem sabem o que é Broadway direito ou nem dão valor aos musicais. Então...
O que é a Broadway?
A Broadway é a forma de teatro profissional mais prestigiada dos Estados Unidos, onde os melhores artistas vão. Ela abriga os grandes musicais com produções enormes e que vários vezes tem artistas famosos no elenco (não sempre!).
Uma curiosidade sobre a Broadway é que antes do período da I GM, nenhuma peça da Broadway havia lidado com questões sociais. Ao passar do tempo, a maioria dos musicais lidam com essas questões e várias outras.
A Broadway é/foi casa de musicais que duraram (e alguns duram) por muito tempo, como por exemplo Les Miserables (que voltou a pouco tempo para a Broadway), Oklahoma (Hugh Jackman fez este musical no West End, a Broadway da Inglaterra, e o filme), Cats, West Side Story, My Fair Lady (Audrey ♥), e outros.
Algum artistas famosos que você talvez conheça e que já fizeram musicais na Broadway:

  • Idina Menzel - Wicked
  • Hugh Jackman - The Boy From Oz
  • Zachary Quinto - The Glass Menagerie
  • Lea Michele - Spring Awakening
  • Kevin Bacon - Slab Boys
  • Neil Patrick Harris - Hedwig and the Angry Inch
  • Daniel Radcliffe - How to Succeed in Business Without Really Trying (Darren Criss e Nick Jonas também fizeram)
Alguns Musicais para se assistir:
Por fim, por que não fazer uma lista de alguns dos meus musicais favoritos para se assistir em casa (ou esperar a estréia no cinema)?

1- Wicked 
É o meu musical favorito. Se passa na mitologia da história de Oz e conta a história de duas "amigas", Elphaba (a bruxa má do Oeste) e Glinda (a bruxa boa do Norte) que tem suas diferenças. Vou me ater a fazer uma ótima sinopse pois se eu começar a falar de Wicked... eu não paro. 
Infelizmente os links para assistir online não são muitos bons, mas, se alguém um dia tiver a mesma paciência que eu tive, existem links no youtube com o musical completo. Btw: Em um futuro próximo (espero que não demore tanto), o musical vai ganhar uma adaptação para a tela dos cinemas.


2- Once
Se é pra falar de um filme musical que depois virou musical da Broadway, tenho de falar de Once. Once é um filme musical irlandês do diretor John Carney (que agora lançou o musical Begin Again estrelado por Mark Ruffalo, Keira Knight e Adam Levine), e é estrelado por Glen Hansard e Marketá Irglová, músicos, e que compuseram e tocaram todas as músicas do musical. A famosa canção Falling Slowly chegou a levar o Oscar de melhor canção original. Se você nunca assistiu, precisa ir assistir agora.


3- Grease
E por que não? É um musical que conta a história de um casal de estudantes, Danny Zuko e Sandy que se conhecem no verão e tem um caso de amor. Sandy, se muda da Austrália e acaba se matriculando coincidentemente na escola de Danny. A partir disto, eles vivem esse dilema se perguntando se devem ficar juntos mesmo, pois Danny é o garoto rebelde, e Sandy a garota certinha. Destaque para minha música favorita do musical, Greased Lightning

.

4- Into The Woods
É um musical antigo da Broadway que teve sua primeira apresentação em 1987. Mistura vários personagens dos contos de fadas como Rapunzel, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, onde uma bruxa quer dar uma lição neles. A partir disto, um padeiro e sua esposa precisam quebrar um feitiço da bruxa. O musical ganhou uma versão adaptada pela Disney que tem previsão de estréia para dia 1 de Janeiro de 2015 aqui no Brasil. 


Além destes, existem outros que já tiveram suas versões adaptadas como por exemplo: Les Miserables, West Side Story, Fame, Rent, Hair, Hairspray, Jersey Boys, e etc. Vale a pena assistir todos e começar a mergulhar nesse mundo dos musicais!

Caso queira ouvir algumas musicas de musicais, eu fiz uma playlist no 8tracks com algumas das minhas favoritas. Basta clicar aqui.

Enfim, é isso, espero que tenham gostado do post e que tenham ficado com vontade de assistir algum desses. 

Beijos, Carol.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Grease é tudo de bom!
    Você sempre amou musicais, né?! Hahahaha
    Beijos,
    GI

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo